BIOphotos - Nature Stock Photos

BIOphotos, Fotos Natureza, Imagem Natureza, Banco Fotos, Banco Imagens, Photos, Images, Dicas, Imagenes, Royalty Free, Fotografia Imagens, High Resolution, Photo Sites, Photographs, Imagens Fotos, Images Bank, Stock Photos, Photos Search, High Definition

Vespas Parasitas

 

Algumas vespas apresentam artimanhas muito peculiares a fim de garantir a sobrevivência de sua prole.

Uma das táticas mais curiosas utilizadas por algumas espécies de vespas consiste na manipulação de lagartas como guardiãs de seus descendentes.

 

Esses representantes da ordem Hymenoptera, apresentam o ovopositor como uma arma a seu favor, ao ser utilizado como uma broca que perfura o corpo do hospedeiro e injeta os ovos com precisão no interior da lagarta.

 

 Além disso, juntamente com os ovos liberados pelo ovopositor, a vespa parasita fêmea também inocula uma poderosa toxina que encerra de uma vez por todas o ciclo de desenvolvimento da lagarta.

Juntamente com os seus ovos, as vespas parasitas injetam partículas, chamadas vírus poli-DNA, que transportam genes que, quando expressos, impedem a resposta imunitária da lagarta, permitindo assim o desenvolvimento seguro dos ovos da vespa.

 Após algum tempo, os ovos eclodem e os parasitas saem do corpo do hospedeiro formando casulos. A lagarta pára de se alimentar, e como uma guarda-costas, protege os casulos de possíveis predadores que se aproximem destes.

A lagarta morre pouco depois que as vespas adultas emergem dos casulos.A utilização de vespas como agentes de controle biológico já é uma prática adotada em diversas culturas, como no cultivo da cana-de-açúcar, milho e eucalipto.

 

Vespa parasita em ação - assista ao vídeo:

   

         

 A vespa introduz uma espécie de ferrão oco, o ovopositor, em uma largarta e injeta os ovos sobre o animal. Um vírus existente no DNA dos ovos ataca o sistema imunológico da lagarta para protegê-los.

Depois de se desenvolverem alimentando-se de sua hospedeira, as larvas da vespa utilizam suas pequenas mandíbulas para atravessar a pele da lagarta. Essa, por sua vez, tece um casulo sobre as larvas para protegê-las até a maturidade, morrendo então de inanição.  

 

 

 

Translator

English French German Spain Italian

Blog

Curta nossa página no Facebook e receba nossas atualizações!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

 

Redes Sociais

Curtir no Facebook

Free Wallpapers